CBRu anuncia mudança na liderança da Seleção Feminina

A Confederação Brasileira de Rugby informa a saída de Reuben Samuel da posição de treinador da Seleção Feminina. O neozelandês, que atuou anteriormente junto à equipe das Black Ferns em sua terra natal, ingressou em 2016 na CBRu como treinador das Yaras. Ao longo desses anos, conquistou importantes resultados para o rugby feminino brasileiro, como a volta à elite do Rugby com a conquista de vaga no Circuito Mundial, deixando a equipe entre as 12 melhores do mundo atualmente.  

“Tivemos que optar pela substituição do treinador por motivos de austeridade. Agradecemos imensamente ao Reuben pelo ilustre trabalho realizado e pelos excelentes resultados obtidos nesses quase 4 anos na liderança das Yaras. Com certeza deixa um legado importante para nós”, comenta o CEO da CBRu, Jean-Luc Jadoul. Reuben conduziu a Seleção Feminina em valiosos momentos: conquista de diversos títulos Sul-Americanos, vitória do qualificatório para o Circuito Mundial, em 2019, e a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, também no ano passado, entre outros. Fernando Portugal, head coach da CBRu, acrescenta: “São muitos os desafios que estão em jogo quando um treinador aceita fazer parte de um projeto assim: ficar longe de casa, dos familiares e se conectar a uma nova cultura e a um novo propósito. E, neste sentido, o Reuben entregou todo o seu tempo, conhecimento e disposição. Agradeço muito a ele por tudo que fez.”

O profissional escolhido para ocupar o cargo foi William Broderick, que já atuava na equipe técnica do Alto Rendimento da CBRu, além de ser o atual campeão do Super Sevens Feminino, título de 2019 conquistado pelas bandeirantinas e inédito para a equipe, liderada por ele. Também em 2019, fez sua última temporada como atleta no Band Saracens.

Na Seleção Brasileira, começou como jogador em 2016 e fez sua estreia diante da Bélgica, na primeira vitória dos Tupis na Europa, na Gira de 2017. Entre outros jogos, Will Broderick esteve com o Brasil na conquista do Campeonato Sul-Americano de 2018. Ingressou na parte técnica como treinador voluntário e tornou-se analista de vídeo da equipe juvenil. Posteriormente, assumiu como treinador dos backs e também como analista de vídeo da franquia Sul-Americana do Brasil na SLAR. “Optamos por alguém formado dentro do Alto Rendimento do Brasil. Will tem conhecimento, capacidade e está alinhado com os valores que queremos fortalecer dentro do nosso sistema. Tem um lindo e desafiador objetivo pela frente, mas não estará só. Temos um grande staff que o apoiará, assim como a todas as atletas”, destaca Portugal.

Will tem 27 anos e é natural de Chester, um vilarejo rural no noroeste da Inglaterra. Começou a jogar rugby aos cinco anos no Winnington Park, clube pelo qual atuou até os 21 anos, exercendo também o papel de treinador. Após passagens pelo Sale Sharks, ainda na Inglaterra, e como treinador na Nova Zelândia, o inglês chegou ao Brasil em 2014, em programa da Premiership Rugby, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento do rugby brasileiro. Aqui, defendeu o Lechuza, de Sorocaba, e depois o Band Saracens, na capital paulista, onde já foi jogador, preparador físico, treinador e auxiliou o time na busca por recursos financeiros com patrocinadores. Além disso, já jogou e atuou como treinador no Rio Branco.

Foto: Ícaro Leal