Forward da Seleção Brasileira aposta em mais repetições e rapidez nos movimentos

Adaptação, criatividade e superação são ingredientes do forward Cléber Dias, o “Gelado” da Seleção Brasileira de XV, para manter-se bem nesta quarentena sem prazo para acabar. Ele trocou uma ideia nesta semana com Maurício Ramos, preparador físico da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) em mais uma live promovida pela entidade em seu Instagram (@brasilrugby). Amanhã, será a vez de Virgílio Neto (comentarista esportivo) e Victor Ramalho (historiador e jornalista) com o tema “Conversa sobre a história do Rugby no Brasil (1891-2009)”, às 17h30 horas.

Obstinado em elevar o desempenho do Brasil no cenário mundial e focado com os colegas de Seleção em obter a vaga para a Copa do Mundo de 2023, Cléber conta que aumentou o número de repetições dos movimentos: “É uma maneira de compensar a dificuldade de replicar a intensidade dos treinos que fazemos no NAR (Núcleo de Alto Rendimento). Também procuro executar os exercícios com rapidez, sempre com qualidade e segurança”.

O atleta recebeu da CBRu um kit de materiais para adaptar os treinos em casa: corda de marinheiro, barra, 130 kg em pesos soltos, bola, elástico, entre outros. O preparador Maurício Ramos se comunica todos os dias com cada atleta para avaliar planilhas de treino, tipos de exercício, performance e adaptações individuais. O monitoramento esclarece qualquer dúvida dos atletas, sempre alinhado com os treinadores e os profissionais de nutrição e fisioterapia da Confederação.

“No meu caso, a quarentena está sendo útil para fortalecer o ombro que já sofreu com contusões. Quero voltar mais forte!”, conta. E mais magro! Cléber diz, sorridente, que está surpreso com os cinco quilos que conseguiu perder. “Em poucos dias atingi um peso que estava tentando há três anos! Minha dieta está bem balanceada com mais frutas, verduras e legumes e suplementação na medida certa”, explica.

“Nosso objetivo é adaptar os treinos com segurança, variando intensidade e volume, mantendo os atletas com o corpo e a mente saudáveis, sem expor a riscos desnecessários de lesão ou estresse”, observa Maurício. Segundo ele, os atletas podem aprimorar flexibilidade, saltos verticais, exercícios de pescoço e outros movimentos típicos do rugby, que podem ser reproduzidos em ambiente fechado.

O preparador diz que os treinos poderão ser ampliados e mais intensos assim que o isolamento for flexibilizado pelas autoridades de saúde pública. “Mas todo cuidado é pouco com treinos ao ar livre. Sempre evitar aglomerações, cortes e torções para não precisar de um atendimento médico e emergencial”, adverte o preparador.

Buscar manter a rotina e o equilíbrio emocional é importante nesse momento de confinamento em família sem prazo para acabar. “Estou colocando meus estudos da faculdade em dia. Tenho aulas diárias, algumas já estavam programadas para o EAD. Também recuperei o hobby de marceneiro, que ajuda muito na minha concentração”. Cléber ainda revê jogos da Seleção e outros importantes da Copa do Mundo para lembrar de jogadas, táticas e estudar adversários da mesma posição em campo que têm alto nível técnico. Até no videogame, ele prefere o rugby para não perder o foco!

Foto: Fotojump