Brasil pressiona no início, mas sofre virada do Uruguai XV em Osasco

A Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV fez grande apresentação no primeiro tempo, mas acabou sofrendo uma virada para o Uruguai XV neste sábado (18), em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Sul-Americano 6 Naciones. O jogo, disputado no estádio José Liberatti, em Osasco (SP), terminou 38 a 19 para os visitantes.

Em 2018, o Brasil venceu seus três jogos e conquistou o título continental pela primeira vez na história. Com o resultado deste sábado, entretanto, os Tupis caíram para o terceiro lugar na classificação. O Brasil agora se prepara para enfrentar a Argentina XV, neste sábado (25), no estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), e tenta surpreender o tradicional adversário novamente.

“Ano passado a gente ganhou da Argentina XV, fora de casa, e agora vamos tentar esse feito novamente. Começamos o jogo contra o Uruguai muito bem, mas pecamos um pouco na disciplina, cedendo muitos penais para eles, o que fez a diferença no final”, disse o capitão Daniel Sancery, após a partida.

O time uruguaio que os Tupis encararam no sábado mesclou atletas dos Teros, a equipe principal, com jogadores de desenvolvimento. O duelo foi muito equilibrado no primeiro tempo, com os Tupis abrindo 7 a 0 em try de Maranhão, pela esquerda, convertido por Zé, e ampliando para 12 a 0 em try de Mosntro, com oportunismo após rápida cobrança de lineout de Yan. Os uruguaios equilibraram as ações e viraram o jogo para 14 a 12, após dois tries convertidos, mas os Tupis retomaram a frente do placar com 19 a 12, após try de Daniel Sancery, convertido por Zé. No último lance do primeiro tempo, entretanto, os visitantes aproveitaram uma bola ao alto para anotar seu terceiro try, indo ao intervalo com 21 a 19.

O segundo tempo foi bem diferente, com o Uruguai XV controlando as ações e pouca efetividade no ataque dos Tupis. Com um penal e dois tries, os visitantes sacramentaram sua vitória por 38 a 19. Com os resultados da rodada, o Brasil aparece em terceiro lugar, com cinco pontos. A Argentina XV lidera, com dez, seguido pelo Uruguai, com oito.

Em Osasco, os Tupis contaram com o apoio das torcidas organizadas Movimento Verde Amarelo e Núcleo BR, que apoiaram a equipe durante os 80 minutos. Agora o Brasil se prepara para o último desafio no Sul-Americano 6 Naciones em 2019. A partida contra a Argentina XV está marcada para este sábado (25), às 16 horas, no estádio Independência, em Belo Horizonte (MG). Além da partida, outro atrativo será a presença da Webb Ellis Cup, a taça da Copa do Mundo de Rugby, cujo tour passará pelo Brasil nos próximos dias.

Imagem: Fotojump