Band Saracens é campeão da Taça Tupi de 2017

O Band Saracens (SP) é o grande campeão da Taça Tupi 2017. A equipe derrotou na final o Charrua (RS) por 41 a 26, em partida realizada em campo neutro, em Curitiba (PR). O Band fechou com chave de ouro a sua temporada, terminando a Taça Tupi invicto.

“Encerramos 2016 de forma dura e amarga sendo rebaixado para a segunda divisão. O time voltou às origens para reencontrar a essência que faltava no grupo e nos jogos. Aprendemos a construir jogo a jogo a nossa história, com muito esforço dentro e fora de campo”, afirma Jonatas Paulo, o Chabal, jogador do Band Saracens e da Seleção Brasileira. “Apesar do formato da Taça Tupi ter nos classificado rapidamente para o próximo ano, mantivemos o foco jogo a jogo, trabalhando para corrigir os detalhes e a evolução do grupo”, complementa.

Assim como em grande parte das suas partidas, o Band começou a final pressionando e induzindo o Charrua ao erro. Com dez minutos de jogo Laurent abriu o placar e Leandro “Cavalo” ampliou. O Charrua até tentou equilibrar as ações, mas quem voltou a pontuar foi o Band, com try de Pablo e penal de Erick, fechando a primeira etapa em 22 a 0.

Precisando correr atrás do prejuízo, o Charrua voltou para o segundo tempo com postura bem diferente. Frederico tirou o zero do placar dos gaúchos, que seguiu pressionando o adversário na defesa. Pablo, entretanto, aproveitou uma falha para marcar mais um try para o time paulistano. A partir daí o jogo ficou lá e cá, com ambas as equipes pontuando. Beto Pedroza fez dois tries para o Band, enquanto Alexandre, Arthur e Diego “Banana” marcaram para o Charrua.

Um cartão amarelo para Eduardo Alves, do Band, trouxe emoção até o final, mas os erros de ataque do Charrua impediram uma reação, e o jogo terminou em 41 a 26 para o Band Saracens, novo campeão da Taça Tupi.

O título foi o último capítulo de uma campanha perfeita do Band Saracens na Taça Tupi deste ano, com 8 vitórias em 8 jogos, todas bonificadas. A equipe teve o melhor ataque, com 537 pontos, melhor defesa, maior pontuador (Erick, com 161 pontos), e o maior tryman (Leandro “Cavalo” e Laurent, com 15 tries cada). Na fase de grupos o time teve resultados superlativos, como os 123 a 5 sobre o Templários e os 78 a 0 no clássico diante do Rio Branco, além dos 67 a 5 sobre o BH na semifinal.

“Faço parte de clube tradicional no Brasil o qual possui títulos brasileiros, estaduais e quando vestimos a camisa sentimos a responsabilidade que e representar o Band. E hoje podemos dizer que voltamos a reescrever a história do clube não só como campeões, mas como família. E para mim, além do título, esse é o maior legado”, finaliza Chabal.

Taça Tupi – Final

Band Saracens 41 x 26 Charrua

Imagem: Susi Baxter