BRASIL QUEBRA MARCA HISTÓRICA COM VITÓRIA SOBRE OS EUA NO RUGBY XV

Barueri (SP) – A vitória do Brasil sobre os Estados Unidos no último sábado (27) entrou para a história do rugby XV: nunca antes na modalidade uma equipe 26 posições atrás de outra no ranking top 50 da World Rugby derrotou seu adversário em jogos oficiais. Os Tupis, até então na 42ª colocação, superaram os norte-americanos (16º) por 24 a 23, em partida válida pela quarta rodada do Americas Rugby Championship.

A vitória brasileira fica ainda mais impressionante levando em conta que os norte-americanos lideravam o torneio e vinham de uma vitória por 64 a 0 sobre o Chile, no fim de semana anterior. O resultado não só tirou os Tupis da última colocação do ARC, como fez a equipe saltar para a 38ª colocação do ranking da World Rugby. Já os EUA acabaram perdendo uma posição.

“A vitória do Brasil contra os Estados Unidos foi significativa por diversos motivos: foi nosso primeiro triunfo no torneio, depois de quase ganhar dois jogos, e foi diante da equipe que liderava o torneio até então”, afirma Agustin Danza, CEO da CBRu, que complementa: “Foi um triunfo contra um time que jogou Copa do Mundo e que estava 26 posições acima de nós no Ranking Mundial da World Rugby, o que demonstra o crescimento da qualidade do rugby brasileiro”.

“Por fim, foi uma conquista que nos deixa com a certeza de que estamos no rumo certo. Se mantivermos o foco e o trabalho duro, mais vitórias e conquistas chegarão. Parabéns a todo o staff e jogadores envolvidos pelo enorme esforço que vêm fazendo há meses”, finaliza Danza.

Após a vitória histórica, o Brasil retorna a campo neste sábado (5), diante da agora líder Argentina. O jogo, no Estádio Martins Pereira, marcará a despedida dos Tupis da temporada 2016 do Americas Rugby Championship. O torneio terá sua segunda edição no ano que vem, com as mesmas seis equipes participantes – Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos e Uruguai.

Classificação do Americas Rugby Championship

1-Argentina (17 pts); 2-Estados Unidos (14 pts); 3-Canadá (10 pts); 4-Uruguai (10 pts); 5-Brasil (6 pts); 6-Chile (5 pts)

Imagem: João Neto/Fotojump