Brasil disputa a 3ª etapa do Circuito Mundial de Rugby Sevens na Austrália entre essa sexta e domingo
As Yaras estão em Perth, na Austrália, para terceira de um total de sete etapa da 1ª divisão do Circuito Mundial de Rugby Sevens, o SVNS, que acontece na sexta (24), sábado (25) e domingo (26). Todos os jogos ao vivo no Disney+ e na plataforma gratuita RugbyPass, com as finais no domingo na ESPN3 das 7h às 10h
Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, Perth, na Austrália, receberá a 3ª etapa do Circuito Mundial de Rugby Sevens 2024-25 com o Brasil em campo no torneio feminino. As Yaras estão hoje no 10º lugar do mundo e miram subir ainda mais, pois, ao final das 6 primeiras etapas, as 8 melhores do Circuito seguirão na luta pelo título.
O Brasil é comandado pela treinadora neozelandesa Crystal Kaua, que manteve a base do time que jogou as duas primeiras etapas, em Dubai e Cidade do Cabo. A amazonense Lohana Valente debutará no SVNS com a camisa das Yaras, após ter defendido a equipe de sevens no Sul-Americano em outubro e a seleção de Rugby XV em viagem à Holanda em novembro e dezembro. Já Andressa Alves marcará seu retorno ao time após mais de um ano afastada por lesão – o último torneio do SVNS de Andressa foi em Dubai em 2023.
“Queremos consistências nas principais áreas que estamos trabalhando, como por exemplo uma linha defensiva conectada e se movimentando mais rápido. Temos metas específicas de performance para o torneio que queremos alcançar” comentou Kaua. “Sobre o elenco, estamos empolgadas com a entrada da Lohana, uma atleta jovem e talentosa, e com o retorno de a Andressa, que traz experiência importante. O time todo teve uma pausa na virada do ano, mas todas trabalharam bem o que pedimos para fazerem nos dez dias de férias e estamos felizes com isso. É importante para elas esse momento com família e amigos e voltamos muito bem agora aos treinos”, completou.
Com a ausência da capitã Bianca Silva, por lesão, Mariana Nicolau assume a capitania. “Estou muito orgulhosa em representar todas as meninas e será um torneio incrível ao lado de todas essas incríveis atletas”, comentou a atleta joseense. “Temos atletas entrando e dando continuidade a um trabalho que já tem três anos seguidos desde a pandemia. Fora isso, temos uma treinadora mulher que entende muito bem nosso time e confiamos muito no sistema de jogo dela. Jogamos livres e soltas e estamos empolgadas para fazermos um bom torneio”, finalizou a atleta de 27 anos, uma das mais experientes do elenco, defendendo o Brasil desde 2013.
Recorde à vista
Os olhares do Circuito Mundial estarão sobre Thalia Costa, que poderá bater a histórica marca de 100 tries com a camisa do Brasil no Circuito Mundial. No momento, a maranhense, maior artilheira da história das Yaras, tem 98 tries na carreira no SVNS e poderá entrar para um seleto grupo de atletas internacionais a superarem a marca da centena de tries na elite mundial. “Nosso time tem uma mescla de experiência e juventude e a expectativa é de por em campo tudo o que estamos treinando. A minha expectativa é de chegar aos cem tries, mas o que importa é entrarmos em campo como time, desempenharmos bem e nos divertirmos em campo”, comentou Thalia Costa, de 27 anos, que defende as Yaras desde 2019. Com a marca atual, a artilheira brasileira já ocupa o Top 20 da história do Circuito entre todos os times.
O que esperar da primeira fase?
O Brasil encarará na fase de grupo a Nova Zelândia, o Japão e a Irlanda e almeja alcançar as quartas de final. Com 3 grupos com 4 times cada, avançarão às quartas de final do torneio de Perth as duas melhores equipes de cada chave e os dois melhores terceiros colocados.
As Yaras jamais venceram as neozelandesas, atuais campeãs olímpicas, mas têm históricos recentes bons contra japonesas e irlandesas. A história do duelo com o Japão favorece o Brasil, que tem 14 vitórias, contra 11 das japonesas. O último encontro, no mês passado, em Dubai, terminou em triunfo brasileiro por 17 a 14. Contra a Irlanda, o histórico favorece as europeias, que têm 20 vitórias sobre as brasileiras, ao passo que as Yaras triunfaram 7 vezes. O último duelo, no entanto, foi de vitória brasileira, com as Yaras batendo as irlandesas por 28 a 14 em março de 2024 em Los Angeles.
3ª etapa do SVNS 2024-25, em 🇦🇺Perth
A: 🇳🇿Nova Zelândia, 🇯🇵Japão , ☘️Irlanda e 🇧🇷Brasil
B: 🇺🇸EUA, 🇨🇦Canadá, 🇬🇧Grã-Bretanha e 🇫🇯Fiji
C: 🇫🇷França, 🇦🇺Austrália, 🇨🇳China e 🇪🇸Espanha
*Horários de Brasília
Sexta 24/01, das 00h44 às 10h00 – todos no Disney+ e RugbyPass
02h34 🇧🇷Brasil x Nova Zelândia🇳🇿
07h31 🇧🇷Brasil x Japão🇯🇵
Sábado, 25/01, das 03h19 às 10h30 – todos no Di04h30be RugbyPass
04h30 🇧🇷Brasil x Irlanda☘️
08h03 a 08h50 – Semifinais de 9º lugar
09h02 às 10h30 – Quartas de final
Domingo, 26/01 – todos no Disney+ e RugbyPass
02h52 – 11º lugar
03h36 – 9º lugar
04h49 – Semifinal
05h11 – Semifinal
06h05 – 7º lugar
06h49 – 5º lugar
08h03 – 3º lugar – ESPN3
09h11 – Final – ESPN3
—
Convocadas:
Anne dos Santos (El-Shaddai)
Andressa Alves (El-Shaddai)
Lohana Valente (Delta | GRUA)
Camilla Ísis Carvalho (El-Shaddai)
Gabriela Lima (El-Shaddai)
Gisele Gomes (Leoas de Paraisópolis)
Isadora Lopes (Melina)
Leila Silva (Leoas de Paraisópolis)
Mariana Nicolau (São José)
Raquel Kochhann (Delta | Charrua)
Thalia Costa (Delta)
Thalita Costa (Delta)
Yasmim Soares (Melina)
—
Classificação após 2 etapas:
1 Nova Zelândia, 38 pontos
2 Austrália, 34 pontos
3 França, 32 pontos
4 Estados Unidos, 30 pontos
5 Grã-Bretanha, 22 pontos
6 Canadá, 18 pontos
7 Japão, 18 pontos
8 ☘️Irlanda, 16 pontos
—
9 China, 07 pontos
10 Brasil, 06 pontos
11 Fiji, 04 pontos
12 Espanha, 03 pontos
—
Convocadas do Brasil:
Anne dos Santos (El-Shaddai)
Andressa Alves (El-Shaddai)
Lohana Valente (Delta | GRUA)
Camilla Ísis Carvalho (El-Shaddai)
Gabriela Lima (El-Shaddai)
Gisele Gomes (Leoas de Paraisópolis)
Isadora Lopes (Melina)
Leila Silva (Leoas de Paraisópolis)
Mariana Nicolau (São José)
Raquel Kochhann (Delta | Charrua)
Thalia Costa (Delta)
Thalita Costa (Delta)
Yasmim Soares (Melina)
—
Foto: Bruno Ruas