Brasil encara Uruguai na semifinal do Sul-Americano Sub 19 de Rugby nessa quarta

Curumins estreiam na competição nessa quarta-feira, dia 13, diante do Uruguai, em Asunción (Paraguai). Competição vale para o campeão a classificação ao World Rugby U20s Trophy (2ª divisão mundial sub 20) de 2025 e tem transmissão ao vivo no YouTube

 

O Sul-Americano M19 de 2024 começa nessa quarta-feira, dia 13, com quatro seleções em busca de classificação para a edição 2025 do World Rugby U20s Trophy. Serão duas semifinais no Estadio Héroes de Curupayti, em Asunción, com Brasil e Uruguai duelando primeiro, seguidos por Chile e Paraguai.

O torneio marca o retorno dos Curumins à elite do continente e será o primeiro jogo contra o Uruguai no M19 desde 2019. Os uruguaios foram vice campeões do Mundial da 2ªdivisão no ano passado e são favoritos para o torneio, mas o Brasil quer voltar à competição do World Rugby pela primeira vez desde 2019 e a preparação foi focada em tal objetivo:

“A expectativa é alta para o Sul-Americano, em ano muito positivo para os Curumins. Trabalhamos muito nossos atletas e tivemos muitos estímulos de jogo. Queríamos jogar no máximo nível do continente e aqui estamos contra o Uruguai num jogo que será muito duro, com pontos de contato físico forte. Vamos buscar acelerar o jogo para termos vantagem e nossos jogadores estão muito motivados”, comentou o treinador Leandro Gevaerd.

Os Curumins tiveram neste ano já o Sul-Americano M18 (do qual alguns dos atletas do M19 participaram) no começo do ano e amistosos em julho contra o colégio inglês Clifton College, em Foz do Iguaçu, e contra o Paraguai, quando o Brasil venceu em solo paraguaio por 31 a 19. Foram realizados ainda cinco partidas do Interacademias, que reuniram os melhores atletas das academias que preparam os atletas para a seleção. Tais eventos somados ao BR XV (o Campeonato Brasileiro de Seleções regionais) e aos estaduais garantiram aos atletas juvenis o melhor ano de preparação para um Sul-Americano da história, em ano de investimento recorde da Brasil Rugby nos juvenis.

“Queremos ganhar o campeonato e nossos jogadores estão motivados e preparados. Vai ser duro, mas faremos sempre nosso melhor”, falou Túlio, capitão dos Curumins e primeira linha do São José.

Ao todo, o elenco brasileira conta com atletas de 9 clubes brasileiros diferentes, o que também consolida o trabalho com o SIFT (Sistema de Identificação e Formação de Talentos) e o investimento da Brasil Rugby em projetos de fomento, como o Vem Pro Rugby e a parceria com o SESI-SP. Em adição, mais dois atletas formados no exterior foram identificados e trazidos: Dinei, do Buenos Aires (Argentina) e Luca, do Santa Barbara, da Califórnia (EUA).

Os vencedores das semifinais do dia 13 farão a final no dia 17, valendo o título e a vaga no Mundial. Já os perdedores das semifinais se enfrentarão também no dia 17 pelo 3º lugar. Apenas a Argentina não participa do torneio, por já estar na primeira divisão mundial.

Campeonato Sul-Americano M19 – em Asunción

Semifinal – 13/11 – 16h30 (hora de Brasília)

Brasil x Uruguai🇺🇾

Árbitro: Sergio Alvarenga

Brasil: 15 Lyan Aquino (Jacareí), 14 Bryan Carriel (Jacareí), 13 Andrei Henrique Santana (Jacareí), 12 Kleber Baracho (São José), 11 Eduardo Silva (Leões de Paraisópolis), 10 João Gabriel Ribeiro (São José), 9 Gustavo Gobeti (Pasteur), 8 João Victor Melo (São José), 7 Dinei Marco (Buenos Aires C&RC, Argentina), 6 Kaiky de Araújo (Jacareí), 5 Iago de Oliveira (SPAC), 4 Luca Wiesenthal (Santa Barbara, EUA), 3 Nicolas Rocha (Pasteur), 2 João Guilherme Arraez (Jacareí), 1 Túlio Oliveira (São José);

Suplentes: 16 Rafael de Faria (Taubaté) , 17 Marcus Vinicius de Andrade (Jacareí), 18 Derick Estevão (Iguanas), 19 Francisco Da Ros (Desterro), 20 Gabriel Mohalem (São José), 21 Carlos Eduardo de Souza (Jacareí), 22 Gustavo Henrique Gonçalves (Jacareí), 23 Guilherme Pires (Maringá);

 

Foto: URP