WXV3 será em Dubai em outubro: Brasil ou Colômbia representará a América do Sul

Nova liga mundial de rugby XV feminino, o WXV terá ação no mês de outubro com o Brasil podendo atuar em Dubai (Emirados Árabes)

 

Um marco para o desenvolvimento do rugby XV feminino, o WXV estreia neste ano reunindo as 18 melhores seleções do mundo. A competição foi construída para ser uma nova liga mundial anual, reforçando o calendário da categoria que está se expandindo a passos largos pelo mundo. Em 2025, a versão feminina da Copa do Mundo de Rugby será expandida para 16 seleções e as edições 2023 e 2024 do WXV terão a missão de catalisar a evolução das seleções protagonistas do mundo.

As 18 seleções do WXV estarão distribuídas em 3 divisões, com a América do Sul tendo 1 vaga para a 3ªdivisão, o WXV 3, que teve sua sede anunciada oficialmente nesta sexta-feira. Será Dubai, nos Emirados Árabes, com as rodadas marcadas para os dias 14, 21 e 28 de outubro. As 6 seleções farão 3 rodadas entre si para definirem a campeã, que será promovida ao WXV 2 de 2024.

Nos dias 5 e 9 de julho, Brasil e Colômbia se enfrentarão em duas partidas na cidade colombiana de Medellín e a campeã garantirá passagem para Dubai. Além do time sul-americano, estarão no WXV 3 duas seleções europeias (a Irlanda e quem perder do duelo entre Itália e Espanha, que ocorrerá também em julho), uma asiática (Cazaquistão), uma africana (Quênia) e uma da Oceania (Fiji).

O WXV 1 será jogado na Nova Zelândia e o WXV 2 na África do Sul. O WXV 1 contará com as três melhores seleções europeias (Inglaterra, França e Gales) e as três melhores do Pacific Fours (que será jogado em julho entre Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Estados Unidos). Já o WXV 2 contará com o quarto colocado do mesmo Pacific Fours, duas seleções europeias (a Escócia e quem vencer entre italianas e espanholas), uma africana (África do Sul), uma asiática (Japão) e uma da Oceania (Samoa).

 

Foto: Fotojump