Festivais do Projeto Nina Rugby rolaram em parceria com o COB

Projeto de fomento ao rugby feminino e ao empoderamento teve festivais entre maio e junho

 

O projeto Nina neste seu primeiro ano de gestão, já consolidou seus propósitos junto à comunidade do rugby feminino nacional, tornando-se referência de trabalho para o empoderamento feminino através do esporte, o que chamou a atenção do COB que incluiu o Nina em seu Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino do Comitê Olímpico do Brasil, o que viabilizou a realização do projeto voltado para meninas de 13 a 16 anos que poderão vivenciar o jogo através dos festivais já programados dentro do Projeto Nina que foi turbinado com o aporte que viabilizou transporte, lanche e um CAMP NACIONA NINA para a categoria.

O Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino do Comitê Olímpico do Brasil (COB), após processo seletivo onde se inscreveram 36 projetos de todo o Brasil, classificou o Nina Rugby entre os 08 a serem contemplados em seu Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino. O Programa tem como principais objetivos promover, por meio de parcerias com as Confederações, ações relevantes que formem programas em prol do desenvolvimento e capacitação de atletas, treinadoras, árbitras e gestoras (tudo a ver com as propostas do Nina).

Com o objetivo de potencializar as ações de captação e retenção dos clubes participantes do Projeto Nina, e reforçando a ligação desse projeto da base ao rendimento esportivo a longo prazo. Foi apresentado ao COB um projeto que inclui os festivais já programados dentro do Nina e um Camp para meninas de 13 a 16 anos juntamente com um programa onde serão realizados clínicas e workshop com a finalidade de capacitar ainda mais, profissionais mulheres para atuarem como treinadoras, arbitras e gestoras.

A seleção do Nina dentro do Programa do COB, vai possibilitar que os Festivais recebam um suporte de alimentação e transporte para as atletas inscritas no projeto, bem como a realização de um encontro nacional da equipe de trabalho do projeto que está distribuída nas cinco regiões do País.

“O número de projetos enviados evidencia o engajamento por parte das confederações para a evolução das mulheres no âmbito esportivo em geral. Percebemos a grande concorrência como um sinal de aprovação desta iniciativa e continuaremos buscando outras formas de promover o esporte feminino”, ressaltou Kenji Saito, Diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte.

 

CAMP NINA:

Será realizado no CT em São José dos Campos durante os dias 31 de julho a 02 de agosto. Reunindo 32 meninas que serão selecionadas a partir dos festivais que estão acontecendo nos meses de maio, junho e julho de 2023

Datas e locais dos Festivais:

– Jacareí, SP – 13 de maio

– Toledo, PR – 13 de maio

– São Paulo (Paraisópolis), SP – 27 de maio

– Vitória da Conquista, BA – 03 de junho

– Belém, PA – 10 de junho

– Goiânia, GO – 10 de junho

– Pelotas, RS – 17 de junho

– Porto Alegre, RS – 28 de junho

– Curitiba, PR – 28 de Junho

– São José dos Campos, SP – 02 de julho.

O Foco do projeto Nina está no desenvolvimento integral da mulher, como atleta e cidadã, este camp servirá como um “quebra gelo” onde as meninas terão, acompanhamento, aprendizado e aprimoramento de técnicas, dentro de um espaço seguro e planejado, para que futuramente quando estiverem em uma seletiva, já tenham uma experiência positiva, e possam controlar a ansiedade normal da idade e aproveitarem ao máximo a oportunidade.

A lista das convocadas será divulgada entre os dias 10 e 15 de julho. As meninas de fora de São Paulo viajarão juntamente com suas treinadoras.

A área Mulher no Esporte do COB foi criada há cerca de um ano e meio e tem realizado diversos projetos importantes desde então. Por meio dela, a entidade tem promovido ações para a valorização e o fortalecimento das mulheres, como a Comissão da Mulher no Esporte, o Fórum da Mulher no Esporte, entre outros, sempre buscando ajudar no bem-estar de atletas e das profissionais do esporte.

 

Sobre o projeto:

Em 2020 algumas mulheres fantásticas do rugby nacional brasileiro se juntaram em meio a uma pandemia e lideradas por Maria Mikaella (1ª capitã da seleção brasileira e Traine da World Rugby) e Leca Jentzsch Troféu Spirit of Rugby 2014 (Projeto VOR – Curitiba Rugby Club).

Estruturam e lançaram o Projeto Nina com a proposta de fomentar e engajar dentro da comunidade do rugby brasileiro o acesso e espaço seguro para a prática do rugby de base para meninas de 7 a 17 anos. A CBRu (Confederação Brasileira de Rugby) abraçou e encabeçou a ideia tornando-se proponente, apresentando o projeto junto ao Ministério do Esporte.

O Nina Rugby ano 1, teve seu início oficial em julho de 2023, tem como patrocinadores as empresas: Gerdal e Atlas Shindler, está em fase de conclusão de ciclo em julho de 2023.

Conheça melhor o projeto que tem como primícia fomentar a base da pirâmide do rugby nacional feminino dentro de um espaço seguro de desenvolvimento e com atuação nas cinco regiões do país. Clique aqui para acessar o último relatório oficial.

Nina em Belém

Nina em Pelotas

Nina em Toledo

Nina em Jacareí

Nina em Paraisópolis – São Paulo

Nina em Vitória da Conquista

Nina em Goiânia