A Confederação Brasileira de Rugby é o órgão máximo do Rugby no Brasil, filiada ao World Rugby (a federação internacional) e ao Comitê Olímpico Brasileiro. Fundada em 2010, a CBRu é a sucessora das antigas Associação Brasileira de Rugby (fundado em 1972) e União de Rugby do Brasil (nascida em 1963).
A CBRu é o órgão responsável pelo Alto Rendimento, Torneios e Eventos, Desenvolvimento e Disseminação do Rugby no Brasil. Com um modelo de gestão profissional e com um pensamento estratégico de longo prazo, a CBRu se destaca como uma das entidades esportivas mais modernas do país, gerindo um dos esportes que mais crescem no Brasil.
Sob a governança da CBRu estão seis federações estaduais (SP, RJ, MG, PR, SC e RS), mais de 11 mil atletas federados (e mais de 60 mil praticantes) e cerca de 300 agremiações, espalhados por todos os estados brasileiros. O número de seguidores também cresce a cada ano, com mais de 200 mil fãs no Facebook e audiência que superam o sete milhões de telespectadores para jogos das seleções nacionais.
No plano do desenvolvimento, a CBRu ocupa o nono lugar no mundo em número de cursos de capacitação realizados e o Brasil é o segundo país no mundo em cursos e certificados online oferecidos pelo World Rugby. A CBRu promove o desenvolvimento sustentável do rugby, com foco no longo prazo, trabalhando junto dos clubes pelo apoio às categorias de base, formação de profissionais do esporte e disseminação de boas práticas de gestão.
Estes dados, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento desde o ano 2012.