Brasil jogará sábado por vaga histórica na Copa do Mundo de Rugby

Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV jogará partida decisiva por vaga inédita na Copa do Mundo contra a Colômbia nesse sábado, dia 29, 16h30, ao vivo no YouTube da Brasil Rugby

 

Maior evento do Rugby XV mundial, a Copa do Mundo (Rugby World Cup) de 2025 será a primeira edição feminina da competição que contará com uma seleção da América do Sul. Brasil e Colômbia decidirão a vaga no Mundial em jogo único em sede neutra, na cidade paraguaia de Asunción, no dia 29 de junho. O jogo no Estadio Héroes de Curupayti será às 15h30, hora local, isto é, 16h30 pela hora de Brasília e terá transmissão ao vivo pelo YouTube @rugbybrasil

A Copa do Mundo de 2025 será a 10ª edição feminina e será realizada na Inglaterra em agosto e setembro. O torneio contará com 16 seleções, sendo que já estão classificadas Nova Zelândia (atual campeã), Inglaterra (atual vice e país sede), França, Canadá, Austrália, Estados Unidos, Itália, Irlanda, Escócia, Fiji, África do Sul e Japão, restando apenas 4 vagas (1 da América do Sul e 3 vindas do WXV 2024, a liga mundial que será disputada em outubro deste ano).

Esta será a segunda vez que o Brasil encara as Eliminatórias, mas na edição anterior, para o Mundial 2021, as Yaras foram superadas pela Colômbia por 23 a 19, em Medellín. No entanto, as colombianas caíram depois em repescagem contra a Escócia e não foram ao Mundial disputado na Nova Zelândia. As neozelandesas são as maiores campeãs com 7 conquistas, seguidas por Inglaterra com 2 e EUA com 1.

 

Construindo o Rugby XV feminino brasileiro

Modalidade olímpica, o Rugby Sevens é a categoria do rugby mais praticada entre as mulheres no Brasil. As Yaras, a seleção brasileira, contam com 21 títulos sul-americanos e 2 medalhas dos Jogos Pan-Americanos na categoria, além de já estarem garantidas pela terceira vez nos Jogos Olímpicos. O Rugby XV, no entanto, é o mais praticado mundo afora e o Brasil vem desenvolvendo a categoria a passos largos.

“Iniciamos o projeto do Rugby XV em 2019, antes da pandemia, com as Yaras jogando amistoso contra a Colômbia. Aquele foi nosso primeiro jogo oficial desde uma partida pioneira contra a Holanda realizada em 2008. A modalidade estava inativa no Brasil e demos o pontapé inicial, já que em 2020, pouco antes da pandemia exigir a paralisação das atividades, fizemos nossa primeira partida de eliminatórias para a Copa do Mundo, em jogo também com as colombianas”, apontou Mariana Miné, CEO da Brasil Rugby. “Porém, para realmente avançarmos na categoria, era necessário construir o ecossistema e com a pandemia controlada pudemos dar novos passos. Criamos em 2022 o BR XV, que é o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais, hoje já em sua terceira edição, contando com categorias adulta e sub 19. E lançamos o Projeto Nina, que fomento as categorias de base femininas em clubes pelo país. Esse cenário por si só já garante um trabalho sustentável para a categoria, mas ainda precisávamos de mais e trouxe um treinador com experiência com Mundiais, o Emiliano Caffera, que esteve com Uruguai e Chile no Mundial masculino. Agora, ele é nosso treinador para as duas seleções de Rugby XV, Tupis e Yaras, permitindo que os aprendizados dos trabalhos com as seleções masculina e feminina sejam complementares”, contou a dirigente.

“Sabemos que não será um jogo fácil, já que nunca vencemos a Colômbia no rugby XV feminino. Mas fizemos uma boa preparação e queremos fazer uma grande partida para tentar essa classificação inédita, o que seria fantástico para o desenvolvimento do rugby brasileiro”, afirma o treinador da seleção feminina, o uruguaio Emiliano Caffera.

 

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2025 (Rugby World Cup 2025) – Rugby XV feminino

x

29/06 – 16h30 (hora de Brasília) – 🇧🇷Brasil x Colômbia🇨🇴 – Estádio Héroes de Curupayti (Asunción, Paraguai) – AO VIVO NO YOUTUBE DA BRASIL RUGBY

Árbitro: 🇦🇷Federico Solari

 

Foto: Fotojump