Evento com lendas mundiais coroa semana histórica para o rugby brasileiro

29 de agosto de 2026

Rugby Brasil Experience leva cerca de 10 mil pessoas à Mercado Livre Arena Pacaembu para 11h de programação

 

Estrelas mundiais em campo, grandes jogos nacionais e internacionais e uma linda festa da torcida que compareceu em peso: o Rugby Brasil Experience fechou neste sábado (29), na Mercado Livre Arena Pacaembu, uma semana histórica para o rugby brasileiro. O evento foi promovido pela Brasil Rugby e pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Ao longo de 11 horas de programação, o Rugby Brasil Experience mobilizou toda a comunidade já envolvida com o esporte no país e também atraiu um novo público interessado em conhecer a modalidade. As cerca de 10 mil pessoas presentes ao estádio acompanharam rugby universitário, a final do Campeonato Paulista e dois duelos internacionais com as Seleções Brasileiras, além de ritos icônicos da modalidade.

“É uma enorme alegria ver o rugby retornar a um grande palco do esporte nacional após sete anos, com um evento histórico como esse. O alto nível do que vimos em campo e também a visível satisfação de quem estava na arquibancada acompanhando já mostram a qualidade do que foi entregue, mas certamente ainda veremos mais adiante muitos frutos dessa experiência”, disse Alexandre Chiofetti, CEO da Brasil Rugby.

 

Duelo com a Nova Zelândia

O ápice deste sábado foi a partida entre os Tupis, como é chamada a Seleção Brasileira masculina, e o The Classics, equipe formada por lendas do rugby da Nova Zelândia, incluindo sete campeões mundiais. A equipe da Oceania levou a melhor na partida por 62 a 35.

“Foi uma experiência incrível, um sentimento que a gente não vive todo dia. Ver o estádio cheio, com a torcida apoiando, em um jogo que teve um nível impressionante. Tenho certeza que todos saíram satisfeitos com o que viram”, avaliou o tupi Endy Pinheiro.

Um dos grandes momentos do evento aconteceu antes do início do amistoso, com a Haka, tradicional dança de guerra da Nova Zelândia que, desta vez, teve um toque brasileiro. Atleta que mais vezes defendeu os Tupis na história (72 jogos oficiais), João Luiz “Ige” da Ros foi convidado para atuar pelo The Classics e também participar da Haka.

“É uma honra, um privilégio enfrentar essas lendas do nosso esporte. Toda uma cultura representada nessa equipe. Foi emocionante assistir à Haka na nossa frente”, disse o tupi Lorenzo Massari.

Este foi apenas um dos importantes gestos dos neozelandeses para valorizar e reconhecer o desenvolvimento do rugby brasileiro. Ao longo da semana, os atletas do The Classics participaram de uma série de ações, como visitas ao projeto social Rugby Para Todos (RPT), na comunidade de Paraisópolis, a uma unidade do SESI, grande promotor da modalidade, e ao URA Rugby, em Barueri.

“O jogo e também a atmosfera foram ótimos hoje. Mas toda a semana foi especial, tendo a oportunidade de conhecer clubes, jovens e projetos sociais. Além de conhecer a cultura local, que tem coisas em comum a maori, é muito inclusiva. Nós nos sentimos muito acolhidos aqui”, afirmou o neozelandês Hoani Matenga.

Exibição das Yaras

A Seleção Brasileira feminina, conhecida como Yaras, também foi a campo para uma exibição contra a África do Sul A. O encontro fez parte da preparação para a sua estreia na segunda divisão do WXV, a Liga Mundial de rugby, de 13 a 26 de setembro, em Hong Kong.

Nas últimas semanas, as Yaras conquistaram importantes vitórias em amistosos contra os Estados Unidos (14 a 12) e a própria África do Sul A (34 a 12). A preparação para a Liga Mundial será concluída neste domingo (30), com mais um jogo diante das sul-africanas, no Estádio do Nacional.

Esta será a segunda participação da Seleção feminina de Rugby XV em um evento mundial. No ano passado, as Yaras se tornaram a primeira equipe da América do Sul a disputar a Copa do Mundo da modalidade.

 

Novo campeão paulista

A programação na Mercado Livre Arena Pacaembu teve início às 8h, com a partida entre UNIP e FEA/Poli (USP), válida pelo Novo Desporto Universitário (NDU). O confronto terminou com vitória da UNIP por 32 a 12.

Logo depois, foi a vez do Jacareí Rugby se sagrar bicampeão paulista. Na final, a equipe do Vale do Paraíba venceu o SPAC por 29 a 6.

 

35 X 62

Brasil 35 x 62 Classics New Zealand

Árbitro: Cauã Ricardo Santos | Assistentes: Paulo Arruda e Murilo Bragotto

Brasil:

1 Levy Marinho
2 Endy Willian Pinheiro
3 Henrique Ferreira
4 Renato Santos
5 Hélder Lúcio – Poli
6 Francisco da Ros
7 Matheus Cláudio
8 André Arruda (c)
9 Gustavo Gobeti
10 João Amaral
11 Robson Morais
12 Robert Tenório
13 Lorenzo Massari
14 Widson Menezes
15 Daniel Lima

Suplentes:
16 Brendon Alves
17 Vicente Galvão
18 Davi Montejano
19 Gabriel Paganini
20 Pedro Soares
21 Luccas Adib
22 Rafael Spago
23 Lucas Spago
24 Sérgio Luna
25 Henrique Coletta
26 João Gabriel Ribeiro

Treinador: Josh Reeves

 

The Classics:

1 Joe Moody
2 Hika Elliot
3 Charlie Faumuina
4 Dominic Bird
5 Jason Eaton
6 Mose Tuiali’i
7 Dan Pryor
8 Faifili Levave
9 Alby Mathewson
10 Jimmy Gopperth
11 Waisake Naholo
12 Isaea Toeava
13 Anthony Tuitavake
14 Nehe Milner-Skudder
15 Matt Duffie

Suplentes: 16 Joe Royal
17 Chris King
18 Hoani Matenga
20 Mitch Crosswell
21 Luke Braid
22 Hosea Gear
23 Tim Nanai-Williams
24 Brendon Leonard
25 João Luiz Da Ros
26 Richard Kahui
30 Jamie Mackintosh

Treinadores: Carlos Spencer e Joe Masoe

 


Tupis convocados:

André Arruda (c) – Desterro (SC) / Cobras

Brendon Alves – Leões de Paraisópolis (SP) / Cobras

Davi Montejano – São José (SP) / Cobras

Endy Willian Pinheiro – Curitiba (PR) / Farrapos (RS) / Cobras

Francisco da Ros – Desterro (SC)

Gabriel Paganini – Poli (SP)

Helder Bryan Souza Lúcio – Poli (SP) (SP) / Cobras

Henrique Coletta – Pasteur (SP)

Henrique Ribeiro Ferreira – Pasteur (SP) / Cobras

Levy Marinho da Silva – Jacareí (SP) / Cobras

Lucas Sampaio – Rio Branco (SP)

Luccas Augusto Adib – Poli (SP)

Matheus Augusto de Souza Claudio – Jacareí (SP) / Cobras

Pedro Henrique Soares Aparecido – Poli (SP) / Cobras

Renato Santos da Silva – Pasteur (SP) / Cobras

Tulio De Souza de Oliveira – São José (SP) / Cobras

Vicente Nery Galvão – Farrapos (RS)

Daniel Lima da Silva – Rio Branco (SP) / Cobras

Gustavo Gobeti Bilecki – Pasteur (SP) / Cobras

João Gabriel Fonseca Ribeiro – São José (SP) / Cobras

João Pedro Ferrer do Amaral – SPAC (SP) / Cobras

Lorenzo Temer Massari – Cobras

Lucas Ferrer Spago – Pasteur (SP) / Cobras

Rafael Cavalcante – Pasteur

Rafael Ferrer Spago – Melina (MT)

Robert Aguinaldo Tenorio da Silva Santos – Poli (SP) / Cobras

Robson Alves de Morais – Leões de Paraisópolis (SP) / Cobras

Sergio Manoel Silveira de Luna – SPAC (SP) / Cobras

Widson Menezes do Nascimento – SPAC (SP) / Cobras

 

Treinador: Josh Reeves

 

The Classics convocados:

João Luiz “Ige” da Ros – brasileiro

Nehe Milner-Skudder – campeão da Copa do Mundo de 2015

Joe Moody – campeão da Copa do Mundo de 2015

Waisake Naholo – campeão da Copa do Mundo de 2015

Charlie Faumuina – campeão da Copa do Mundo de 2015

Isaea Toeava – campeão da Copa do Mundo de 2011

Richard Kahui – campeão da Copa do Mundo de 2011

Hosea Gear – campeão da Copa do Mundo de 2011

Brendon Leonard

Tim Nanai-Williams

Jimmy Gopperth

Anthony Tuitavake

Dom Bird

Hika Elliott

Luke Braid

Chris King

Joe Royal

Mose Tuiali’i

Faifili Levave

Jamie Mackintosh

Hoani Matenga

Dan Pryor

Alby Mathewson

Jason Eaton

Matt Duffie

 

Treinadores

Carlos Spencer

Chris Masoe

Kelvin Middleton

 

Foto: Ige conhece dos neozelandeses / @gubba.arw

Ir para o conteúdo