Calendário 2023 do rugby brasileiro está no ar

Calendário completa com as datas das competições do rugby nacional já está disponível para consultas. O rugby de clubes começa em março

 

A Confederação Brasileira de Rugby confirmou o calendário 2023 do rugby nacional, que permitirá às federações estaduais e clubes seu melhor planejamento para o ano que começou. As datas estão sujeitas a alterações em caso de contingências e o momento de divulgação ocorre logo após a finalização do processo de captação dos recursos via projetos de lei de incentivo. O calendário ainda inclui datas dos Cobras, a franquia brasileira que disputa o Super Rugby Américas, a liga profissional continental.

Seguindo o modelo em voga já em 2022, as competições estaduais e regionais serão disputadas concomitantemente às competições nacionais, com os torneios se intercalando, a fim de garantir que haja competições o ano inteiro localmente, evitando, assim, a divisão do calendário entre meses voltados para torneios nacionais e meses voltados para torneios estaduais e regionais.


Rugby XV nacional

O rugby XV será contemplado por Super 12, Divisões de Acesso, Copa do Brasil, BR XV Feminino e BR XV Masculino Juvenil.

O Super 12 segue sendo a principal competição do rugby XV masculino de clubes e terá início em março, no dia 25. A competição se desenrolará até a final no dia 21 de outubro. Em paralelo, ainda haverá as disputas das divisões de acesso ao Super 12, isto é, o novo formato de segunda divisão, que substituem a antiga Taça Tupi e terão início em 6 de maio e se encerrará também no 21 de outubro. Já a nova Copa do Brasil começará no fim de semana do dia 29 de abril e terá sua final em 19 de agosto.

Por sua vez, o BR XV Feminino, o Brasileiro de Seleções Regionais Femininas de Rugby XV, terá início no fim de semana do dia 1º de abril e se encerrará em 24 de junho, sempre com disputas adultas e juvenis. Por fim, o BR XV Masculino Juvenil terá começará em 10 de junho e será viverá sua final em 2 de setembro.

 

Rugby Sevens nacional

Com a instituição da temporada do rugby XV feminino no primeiro semestre, o segundo semestre passou a ser dedicado ao rugby sevens entre as mulheres. O Super Sevens (o Brasileiro Feminino de clubes) terá sua primeira etapa em agosto, nos dias 19 e 20, e contará com uma etapa por mês até a última em novembro, que será nos dias 10 e 11 ou 17 e 18, a confirmar.

Como é tradição, o mês de dezembro será todo dedicado ao sevens, com o Brasil Sevens (feminino e masculino) e a Copa Cultura Inglesa (o Brasileiro Juvenil de Seleções Regionais). No caso específico do Brasil Sevens feminino, haverá antes, em julho (15 e 16), os torneios qualificatórios regionais.

 

Seleções brasileiras

O calendário das seleções brasileiras em competições internacionais pode ser visualizado no calendário. Ele inclui uma gama de competições organizadas por Sudamérica Rugby e World Rugby, sendo que algumas das quais já foram reveladas anteriores e outras ainda terão confirmação oficial e serão posteriormente devidamente anunciadas.

 

Calendário

A temporada contempla as seguintes competições:

  • Rugby XV
    • Competições de clubes:
      • Super 12 (Masculino Adulto)
      • Divisão de acesso ao Super 12 (Masculino Adulto)
      • Copa do Brasil (Masculino Adulto)
    • Competições de seleções regionais:
      • BR XV Feminino (Feminino Adulto e Juvenil)
      • BR XV Juvenil (Masculino Juvenil, 2 categorias)
  • Rugby Sevens
    • Competições de clubes:
      • Super Sevens (Feminino Adulto 1a e 2a divisão + Feminino Juvenil)
      • Brasil Sevens (Masculino Adulto e Feminino Adulto)
    • Competições de seleções regionais:
      • Copa Cultura Inglesa (Masculino e Feminino juvenis, 2 categorias cada)

Foto: Ícaro Leal/Fotojump