Brasil Rugby agradece Fernando Portugal, que deixa o comando de Tupis e Cobras

A Confederação Brasileira de Rugby comunica oficialmente que Fernando Portugal não é mais o head coach da Seleção Brasileira Masculina de Rugby (os “Tupis”) e da franquia profissional “Cobras Brasil XV”. O treinador fez seu último torneio com a seleção no mês de agosto com o título conquistado no Sudamérica Rugby 3 Nações, disputado na Colômbia.

Fernando Portugal é um dos nomes mais importantes da história do rugby brasileiro e um dos personagens mais conhecidos e devotados à causa do crescimento do rugby nacional. Sua história se confunde com a história da ascensão do esporte no país.

Como atleta, Portugal foi pioneiro ao jogar profissionalmente na Itália e foi capitão da seleção, sendo um dos nomes mais importantes de sua geração, defendendo a camisa da seleção principal de 2001 a 2015. Nesse período, ajudou o Brasil a retornar à elite sul-americana, disputou os Jogos Pan-Americanos de 2011 e 2015, o Circuito Mundial de Rugby Sevens, as Eliminatórias para a Copa do Mundo de Rugby XV, entre outros eventos. Portugal fez logo sua transição de carreira como treinador, começando como auxiliar técnico de Rodolfo Ambrosio, até assumir como treinador principal dos Tupis em 2019, além de participar da construção dos Cobras, a primeira franquia profissional do rugby brasileiro.

A Brasil Rugby expressa sua gratidão a Fernando Portugal pelas mais de duas décadas de dedicação e conquistas com nosso rugby. Sabemos que esta história seguirá sendo construída ainda por muitos anos com a maior competência e com muitas realizações.

Josh Reeves, atual Diretor Técnico das seleções, assume a partir de agora como treinador interino dos Tupis. Um novo nome para ser head coach de Tupis e Cobras, bem como uma nova estrutura técnica, será anunciado nos próximos meses.