Yaras vencem Colômbia e faturam invictas vigésimo título sul-americano de sevens

A Seleção Brasileira Feminina, patrocinada pela TIM, manteve a hegemonia ao vencer mais uma vez de forma invicta a 21ª edição do Sul-americano de Sevens Feminino, em Saquarema, no Rio de Janeiro. O evento foi realizado no estádio Elcyr Resende de Mendonça pela Sudamérica Rugby e apoio da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e da Prefeitura Municipal de Saquarema.

Na final, as Yaras bateram Las Tucanes colombianas por 27 a 0 e a experiente capitã Luiza Campos foi eleita a Melhor Jogadora do torneio. Além de consolidar o posto de principal seleção do continente, as Yaras garantem com o vigésimo título sul-americano a classificação para os Jogos Pan-Americanos de 2023, que serão realizados no período de 20 de outubro a 5 de novembro, na cidade de Santiago, no Chile.

O segundo dia da competição teve entre os destaques a semifinal entre as rivais Brasil e Argentina. As Yaras impuseram uma forte defesa que gerou as oportunidades que precisavam para vencer Las Yaguaretés por 27 a 0. Os tries brasileiros foram assinalados por Gabriela Lima (3) e Thalia Costa (2) e Luiza Campos marcou uma conversão. Na outra semifinal, a Colômbia despachou o Paraguai em uma partida muito concentrada no meio de campo e aproveitou as poucas chances que teve para ganhar por 7 a 0. Na disputa pelo Bronze, a Argentina se impôs fisicamente contra o Paraguai e subiu ao pódio ao ganhar por 17 a 0.

A finalíssima foi a confirmação do domínio das Yaras no rugby sul-americano. A seleção brasileira não deu a menor chance para a Colômbia e atropelou a adversária com o placar de 27 a 0. Brilhou novamente a força tática defensiva do time, com destaque para atletas como Marina Fioravanti, Luiza Campos, Mariana Nicolau e Cláudia Teles. Ao criar os espaços propícios ao contra-ataque, o Brasil aproveitou a velocidade e a habilidade de jogadoras como Gabriela Lima, Thalia Costa e Larissa Alves.

Marcaram tries também para o time brasileiro as jogadoras Aline Furtado e Marcelle Souza (foto acima). A capitã Luiza Campos anotou uma conversão e completou o placar contundente sobre as adversárias que vêm evoluindo seu elenco a cada ciclo. “A sensação é de orgulho em fazer parte deste time e desta história linda. Obrigado a todos que acreditam na gente. Nem toda batalha se vence, mas aqui na América do Sul as Yaras podem dizer que são no momento imbatíveis. Vamos seguir trabalhando forte para nos manter no topo e ajudar a elevar o nível do rugby feminino do nosso continente”, declarou Luiza Campos.

 

Próximos desafios – Patrocinadas por TIM e CSN, as Yaras somam agora 20 títulos sul-americanos da categoria adulta. O domínio é tamanho que elas ganharam 20 das 21 edições deste torneio, sempre de modo invicto. A única edição que não teve participação brasileira foi em 2015, quando o torneio valia vaga nos Jogos Olímpicos – e o Brasil já estava garantido.

Por terem sido finalistas na edição do Sul-americano de 2021, as seleções femininas de Brasil e Colômbia estão classificadas para a Copa do Mundo de Sevens, que será disputada na Cidade do Cabo, na África do Sul, de 9 a 11 de setembro de 2022.

 

Resultados de sábado (11/6)

 

Semifinais de 5o lugar

Guatemala 00 x 33 Chile

Peru 05 x 00 Uruguai

 

Semifinais Ouro

Brasil 27 x 00 Argentina

Colômbia 07 x 00 Paraguai

 

Disputa do 7º lugar

Guatemala 17 x 24 Uruguai

Disputa do 5º lugar

Chile 12 x 0 Peru

Disputa do Bronze

Argentina 17 x 0 Paraguai

Disputa do Ouro

Brasil 27 x 0 Colômbia

 

Elenco das Yaras

1 Mariana Nicolau (São José)

2 Luiza Campos (Charrua)

3 Rafaela Zanellato (Curitiba)

4 Leila Silva (Leoas)

5 Thalia Costa (Delta)

6 Cláudia Teles (Niterói)

7 Aline Furtado (USP)

8 Marina Fioravanti (Bandeirantes)

9 Gabriela Lima (Charrua)

10 Andressa Alves (Charrua)

11 Larissa Alves (Curitiba)

12 Marcelle Souza (Charrua)

 

Comissão técnica das Yaras:

Treinador – William Broderick

Manager – Dannielle Abreu

Preparador Físico – Ismael Arenhart

Fisioterapeuta – Beatriz Rodrigo

 

Mais informações:

https://brasilrugby.com.br/

https://www.sudamerica.rugby/portugues/

#JogueComoUmaYara #RugbyFeminino #WomensRugby #rugby7s #talktoyaras

 

Sobre Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)

A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte e como patrocinadores principais: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), TIM, Estácio e KickBall. Conta ainda com O Boticário, Deloitte, Alupar e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Grupo Évora S.A, Gilbert, Travel Ace, Pinheiro Neto Advogados, CVC Capital Partners, Universal Assistance e Testfy. A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa da Superliga Americana de Rugby, também é apoiada por Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Irko Hirashima, Universal Assistance e Testfy. www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube)

 

Sobre a modalidade

O rugby é um dos esportes coletivos mais praticados no mundo, com 9,6 milhões de jogadores globalmente (número da World Rugby) e presente em mais de 120 países. No Brasil, são mais de 36,8 milhões de pessoas interessadas pelo esporte, das quais cerca de 5 milhões se consideram fãs, de acordo com pesquisa Ibope Repucom 2019. São mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes no País, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

 

Informações para imprensa e influenciadores

Agência Esporte&Negócio – www.esporteenegocio.com.br/ (11) 5083 8845 / @esporteenegocio

Carlos Alessandro – carlos@esporteenegocio.com.br – (11) 98293 4224