Brasil visita Holanda no Rugby XV feminino de olho no Ranking e na Copa do Mundo
Brasil e Países Baixos vão a campo nessa quinta-feira, dia 28/11, 15h30 (hora de Brasília), no primeiro de dois duelos em Amsterdã pela primeira vez desde 2008. A partida será exibida no YouTube da federação holandesa
As Yaras estão na Holanda para dois test matches diante da seleção local com o intuito de avançar sua preparação para a inédita participação na Copa do Mundo da categoria, que será realizada em agosto e setembro de 2025 na Inglaterra. O ano de 2025 será o mais importante da história das Yaras no Rugby XV e os dois jogos entre Brasil e Países Baixos que encerram 2024 são importantes para avançarem o trabalho da seleção brasileira.
“O objetivo do jogo é seguir a preparação para a Copa do Mundo e precisamos de muitos jogos até lá, pois nosso calendário vinha sendo pequeno. Nossas atletas precisam de mais experiências como esta e um jogo contra uma seleção que quase se classificou para o Mundial permite um diagnóstico do nosso nível de jogo no momento”, comentou o treinador Emiliano Caffera, uruguaio que classificou as Yaras à Copa do Mundo. “Além disso, convocamos atletas vindas do exterior que queremos conhecer melhor. Algumas já passaram pelas seleções, outras são nomes novos para nós. Os jogos permitirão que toda nossa comissão técnica e atletas se aproximem para que nossos processos internos fluam da melhor forma”, completou.
O duelo será o primeiro entre as duas seleções e o primeiro do Brasil na Europa na categoria desde 2008, quando brasileiras e holandesas duelaram em Amsterdã naquele que foi o primeiro jogo oficial das Yaras na história no Rugby XV. Depois de 2008, a seleção só voltou a ser formada para o Rugby XV (o rugby de 15 atletas) em 2019. No duelo de 2008, as holandesas venceram por placar apertado, de 10 a 0 (baixo no rugby).
O elenco brasileiro conta com uma mescla de atletas que atuam no Brasil com nomes vindos do exterior, como Isadora Cerullo e Edna Santini, que defenderam as Yaras no Rugby Sevens nos Jogos Olímpicos, e Taís Prioste, primeira brasileira a atuar na liga francesa, uma das mais fortes do mundo. “É muito bom estar com o time e colocar a cabeça na Copa do Mundo. Eu estava com muitas saudades do time e é um momento muito importante de conexão entre todas as jogadoras para avançarmos com nossa preparação”, comentou Taís. O Brasil encarará na Copa do Mundo na fase de grupos as seleções da França, Itália e África do Sul.
Dependendo do placar, o Brasil poderá subir até 10 posições no Ranking Mundial com uma vitória. As brasileiras estão no 41º lugar, enquanto as holandesas ocupam o 16º posto.
X
28/11 – 15h30* Países Baixos x Brasil – YouTube Nederland Rugby ao vivo
Local: NRCA – Amsterdã, Países Baixos
*Horário de Brasília
Árbitra: Katherine Ritchie
Brasil: 15 Lohana Valente (GRUA / Delta), 14 Cláudia “Claudinha” Beltran (Melina), 13 Edna Santini (São Miguel, Portugal), 12 Carolyne Pereira (GRUA / Delta), 11 Nathalia “Poke” Rosa (Pasteur), 10 Fernanda Tenório (El-Shaddai), 9 Aline “Yu” Mayumi (Pasteur), 8 Íris Coluna (Poli), 7 Letícia “Negona” Silva (Melina), 6 Mariana Moreira (Jacareí), 5 Dayana Dakar (Niterói), 4 Eshyllen Coimbra (c) (El-Shaddai), 3 Taís Prioste (Bobigny, França), 2 Júlia Leni (Curitiba), 1 Franciele Barros (Sporting, Portugal);
Suplentes: 16 Isabela Gomes (São José), 17 Samara “Samy” Vergara (Pasteur), 18 Giovana “Gi Lomu” Mamede (Jacareí), 19 Larissa Henwood (Pukekohe, Nova Zelândia), 20 Amanda Welter (Maringá), 21 Letícia “Tixa” Martins (Poli), 22 Fernanda Godói (São José), 23 Isadora “Izzy” Cerullo (Santa Monica, EUA);
Treinador: Emiliano Caffera
Convocadas:
Samara “Samy” Vergara – Pasteur (SP)
Patrícia “Pipoca” Oliveira – Melina (MT)
Júlia Leni – Curitiba (PR)
Isabela Gomes – São José (SP)
Pamela “Temps” Santos – Charrua (RS)
Giovana “Gi Lomu” Pires – Jacareí (SP)
Eshyllen Coimbra – El-Shaddai (RJ)
Dayana Dakar – Niterói (RJ)
Letícia Ferreira – Melina (MT)
Amanda Renata Welter – Curitiba (PR)
Íris Coluna – Poli (SP)
Mariana Moreira – Jacareí (SP)
Aline “Yu” Mayumi – Pasteur (SP)
Luiza Campos – Charrua (RS)
Fernanda Tenório – El-Shaddai (RJ)
Letícia “Tixa” Martins – Poli (SP)
Cláudia Vitória Beltran – Melina (MT)
Fernanda Godói – São José (SP)
Carolyne Katrine Pereira – Delta (PI) | GRUA (AM)
Natália “Poke” Rosa – Pasteur (SP)
Lohana Valente – Delta (PI) | GRUA (AM)
Maria Gabriela “Maga” Graf – Sunshine Coast Stingrays | Queensland Country Orchids (Austrália)
Franciele Barros – Sporting (Portugal)
Taís Prioste Gomes – Bobigny (França)
Letícia Medeiros – Bond University (Austrália)
Larissa Lima Henwood – Pukekohe (Nova Zelândia)
Haline Scatrut – Shamrock (Espanha)
Edna Santini – São Miguel (Portugal)
Isadora “Izzy” Cerullo – Santa Monica (EUA)
Comissão técnica:
Emiliano Caffera – Head Coach
Maximiliano Bustos – Assistente técnica
Walter Schildberg – Analista
Maurício Ramos – Preparador físico
Marina Torres – Preparador físico
Nagelas Freitas – Fisioterapeuta
Mateus Barbosa – Fisioterapeuta
Natália Saffioti – Nutricionista
Dara Charife – Médica
Dannielle Abre – Manager
Victor Ramalho – Media Manager
Bianca Cardoso – POV (Criadora de Conteúdo)
Foto: Fotojuomp