O melhor do Rugby XV brasileiro: hexagonal do Super 12 começa nesse sábado!
Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV inicia sua fase final no dia 10 de agosto com três partidas envolvendo os seis melhores clubes do país com jogos em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Bento Gonçalves (RS)
Vai começar a fase final do Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV! Pasteur (SP), Poli (SP), Farrapos (RS), Joaca (SC), Jacareí (SP) e SPAC (SP) se enfrentarão em turno único ao longo de 5 rodadas e os dois melhores se garantirão na grande final da competição. Pasteur (campeão do Super 12 de 2023), Poli (campeã do Super 12 de 2022) e Farrapos (campeão da Copa do Brasil 2024) chegam invictos ao hexagonal, com 6 vitórias bonificadas em 6 jogos disputados. É a primeira vez que três clubes chegam com 100% de aproveitamento de pontos a essa fase da competição. O Jacareí tem a quarta melhor campanha e o SPAC, maior campeão nacional (com 13 títulos) e que retorna ao Top 6 pela primeira vez desde a pandemia, teve a quinta campanha, com ambos somando 3 vitórias e 1 empate. Por fim, o Joaca, de Florianópolis, está pela primeira vez em sua história entre os seis melhores do país.
Na primeira rodada, o Pasteur receberá o SPAC em Guarulhos no jogo que abre o hexagonal e carrega muita rivalidade. É o “Le Crunch Paulista”, o jogo entre os clubes mais antigos da capital paulista – o Pasteur, de origem francesa, e o SPAC, de origem britânica. Será o quarto encontro dos dois clubes neste ano, com o Pasteur tendo vencido três vezes, com um empate ainda. Porém, o último duelo prova que o clássico segue parelho, com os Galos triunfando por parelhos e emocionantes 36 a 28.
“Entramos no hexagonal depois de um ano bastante longo de jogos. Fizemos um planejamento para iniciar forte, conseguir encaminhar a classificação já no início da competição e poder administrar os jogos e a equipe no meio do ano. Agora é hora de colocar o pé no acelerador. O formato do hexagonal não permite tropeços, todos os jogos são finais. Temos um grande e conhecido adversário na estreia, que volta às fases finais do Super 12 e deve estar muito motivado. Será um jogo difícil e disputado e nos preparamos pra isso”, analisou Fernando Portugal, treinador do Pasteur.
Poli e Jacareí duelam em São Paulo em outro jogo muito aguardado e de rivalidade intensa nos últimos anos. Na história, a Poli venceu 14 vezes o Jacareí, contra 10 vitórias dos Jacarés. No Vale do Paraíba, o último encontro, em julho, acabou com vitória politécnica por 29 a 23, ao passo que na capital a Poli venceu neste ano, em maio, por 32 a 13. O Jacareí não supera a Poli desde 2022 e quer voltar a morder mais forte após 6 derrotas seguidas.
“Pelo que vi este ano, a tendência é ser equilibrada essa fase final. Os jogos contra Farrapos e Pasteur em especial serão muito complicados. Conhecemos também o Jacareí e já começamos com uma pedreira essa fase final”, afirmou Maurício Carli, treinador da Poli.
“A expectativa do grupo pra essa fase final de campeonato é das melhores. Passamos de tudo durante a temporada, bons e alguns maus momentos, mas aprendemos com eles. Chegamos no hexagonal em igualdade com todas equipes e com um bom entendimento tático. Estamos preparados para as cinco finais a seguir”, falou Felipe Silva, capitão do Jacareí.
Por fim, Farrapos e Joaca se encontram em Bento Gonçalves após os gaúchos serem campeões da Copa do Brasil no sábado passado. O embalo é do time alviverde, que ainda venceu os catarinenses neste ano na primeira fase do Super 12 por 36 a 15 e 26 a 14. O Joaca jamais derrotou o Farrapos e busca mais um feito histórico.
Os vídeos das partidas na íntegra estarão no ar no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.
Super 12 – Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV
1ª rodada
10/08/2024 – 11h00 – Pasteur x SPAC – Ao vivo no YouTube do Pasteur
Árbitro: Victor Hugo Barboza
Local: SESI Guarulhos – Guarulhos, SP
10/08/2024 – 14h00 – Poli x Jacareí
Árbitro: Cauã Ricardo
Local: CEPEUSP – São Paulo, SP
10/08/2024 – 15h00 – Farrapos x Joaca – Ao vivo no YouTube da FML Esportes
Árbitro: Guilherme Zaparoli
Local: Estádio da Montanha – Bento Gonçalves, RS
Foto: Ícaro Leal/Jacareí Rugby