Rugby XV volta à ativa com rodadas de Super 12 Masculino e Brasileiro Feminino

Depois de dois anos marcados pelas restrições da pandemia, o rugby XV de clubes volta à ativa no país com um dos seus principais torneios, o Super 12, e com a primeira edição do Campeonato Brasileiro Feminino da modalidade.

“A volta das competições de clubes é fundamental para o desenvolvimento de nossa modalidade. Também estamos orgulhosos de viabilizar o primeiro torneio nacional de XV para as mulheres, abrangendo as categorias adulta e juvenil. Uma iniciativa que vai ao encontro das diretrizes da World Rugby de impulsionar ainda mais o rugby feminino de XV no mundo”, destaca Mariana Miné, CEO da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Organizado pela CBRU, o Super 12 reúne agremiações das regiões sul e sudeste e teve como último campeão o São José em 2019.

A próxima rodada terá amanhã (30), às 15 horas, dois confrontos sulistas: os paranaenses Curitiba x Pé Vermelho, em Curitiba, e os gaúchos Farrapos x Charrua, em Porto Alegre. Os jogos sempre com entrada franca para o público. No dia 7 de maio, será a vez de seis times paulistas se enfrentarem: SPAC x São José (X horas), Jacareí x Poli e Tornados x Pasteur.

Na primeira rodada, pela região sudeste, no início de abril, o Pasteur bateu o Jacareí por 27 a 15, a Poli venceu o SPAC por 36 a 7 e o São José superou o Tornados por 69 a 19. Confira abaixo os demais jogos do 1º turno.

A vez das mulheres – A tão aguardada competição de rugby XV feminino teve duas primeiras etapas (19 de março e 9 de abril) de jogos emocionantes entre as seleções regionais do sul, sudeste e centro-oeste. Organizado também pela CBRu, o inédito Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby XV reúne cerca de 500 atletas das categorias juvenil (M21 ou Sub21) e adulta.

A 3ª etapa, dia 21 de maio, terá mais 18 partidas entre Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo Vale (do Paraíba), Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Centro-Oeste, São Paulo Capital e São Paulo Interior. Os jogos serão realizados nas cidades de Curitiba (PR), São José dos Campos (SP) e Indaiatuba (SP).

As semifinais, marcadas para o dia 11 de junho, serão formadas pelas primeiras colocadas de cada um dos três grupos e a melhor segunda colocada. A grande final será realizada no dia 25 de junho. A definição dos locais das semifinais e da final dependerá das seleções regionais classificadas.

TABELA DO PRIMEIRO TURNO DO SUPER 12

14/05 – Sul

Curitiba x Farrapos

Pé Vermelho x Desterro

21/05 – Sudeste

Poli x Pasteur

Jacareí x São José

SPAC x Tornados

28/05 – Sul

Charrua x Pé Vermelho

Curitiba x Desterro

04/06 – Sudeste

Jacareí x SPAC

Pasteur x São José

Tornados x Poli

 

11/06 – Sul

Desterro x Farrapos

Charrua x Curitiba

25/06 – Sudeste

Poli x São José

SPAC x Pasteur

Tornados x Jacareí

02/07 – Sul e Sudeste

Farrapos x Pé Vermelho

Desterro x Charrua

Tornados x São José

SPAC x Poli

Jacareí x Pasteur

Campeonato de seleções Regionais de XV Feminino

21 de maio – 3ª etapa

11 de junho – Semifinal

25 de julho – Final