Cobras fecham primeira fase com derrota para Jaguares

Os Cobras Brasil XV perderam de virada para os Jaguares por 35 a 11 e concluíram a fase inicial da III Superliga Americana de Rugby (SLAR) sem ainda conhecerem a primeira vitória nesta edição.

Em jogo realizado hoje (8) à noite no estádio Antonio Aranda Encina, em Cidade do Leste, no Paraguai, a franquia brasileira fez seu melhor primeiro tempo na competição e foi para o intervalo com um ponto à frente no placar (11 a 10).

Os Cobras aproveitaram a maior incidência de penais e erros de manejo cometidos pelos atuais bicampeões do torneio e marcaram pontos com dois penais convertidos por Lucas Tranquez e um try de Simon Bienvenu. A franquia argentina usou da velocidade na parte ofensiva para anotar um try com Iñaki Delguy e uma conversão e um penal confirmados pelo abertura Gerónimo Prisciantelli.

No segundo tempo, apesar de bons momentos no campo do adversário e chutes de longa distância que geraram oportunidades de pontuação, o time brasileiro foi menos eficiente em fundamentos como laterais, scrums e defesa de mauls. Próximo da parte final do confronto, ainda foi penalizado com um cartão amarelo, ficando com um jogador a menos por dez minutos.

Esses erros permitiram a virada argentina com pontos de Prisciantelli (dois penais e duas conversões), Bautista Bernasconi (dois tries) e Rafael Iriarte, que anotou o último try já nos descontos, após intensa pressão que garantiu aos Jaguares o ponto bônus extra ofensivo.

“Sempre precisamos tirar lições das derrotas. Importante que nosso grupo permanece unido e motivado. Repetimos alguns erros, como os penais. Mas tivemos melhoras, com tackles duros, defesas de maul, recuperações de bola, muitos momentos de dominância na partida, principalmente no primeiro tempo, ante um adversário rápido. Agora é seguirmos confiante em um bom returno”, observou Fernando Portugal, head coach dos Cobras e da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Gerenciados pela CBRu e patrocinados por Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Irko Hirashima, Testfy e Universal Assistance, os Cobras começam a segunda fase da competição contra o Peñarol, no dia 23 de abril. Todo o torneio está sendo transmitido com exclusividade pelos canais ESPN e pela plataforma de streaming STAR+.