Mais uma atleta das Yaras figura em campanha internacional de incentivo ao rugby feminino

A curitibana Larissa Carvalho, de 18 anos, é mais uma integrante das Yaras, como são apelidadas as atletas da seleção brasileira de rugby, a estrelar a campanha internacional “Youth Unstoppables” (Jovens Imparáveis), promovida pela World Rugby (ver vídeo no link abaixo).

https://www.youtube.com/watch?v=ij1N4jOkNs0

Em sua segunda edição, a iniciativa difunde histórias inspiradoras de jovens jogadoras visando fomentar a prática da modalidade por mais mulheres em todos os continentes. A primeira edição da campanha contemplou em 2019 a ponta Bianca Silva, de 23 anos, uma das principais jogadoras do atual elenco das Yaras, revelada no projeto social Rugby Para Todos da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, onde joga pelo clube Leoas de Paraisópolis.

Já a novata Larissa atua como pilar do clube Curitiba Rugby e integra desde 2019 o grupo das Yarinhas, divisão de base das Yaras. No mesmo ano, a jovem “imparável” adicionou ao currículo o título de campeã do Sul-americano Sub-18 de Sevens, disputado no Chile, com apenas 16 anos.

Diferentemente do que aconteceu com a maioria das atletas das gerações mais antigas, o rugby apareceu cedo na vida de Larissa, quando ela tinha 13 anos, através do Vivendo o Rugby, projeto social do clube Curitiba Rugby em parceria com escolas paranaenses. Em 2014, o projeto recebeu o Prêmio Spirit of Rugby concedido pela World Rugby, em reconhecimento aos benefícios gerados na vida de crianças e adolescentes.

“Fique apaixonada pelo rugby por ser um esporte diferente. Tenho muito a aprender, mas estou contente com o que construí até agora. Estar na seleção é um aprendizado grande, estar ao lado de pessoas de vários estados, com culturas diferentes. Todos com o mesmo propósito buscando acrescentar algo ao time”, avalia Larissa.

Larissa enxerga a campanha “Unstoppable” como uma oportunidade especial para compartilhar com outras meninas e seus familiares o sonho de representar seu país numa Copa do Mundo de Rugby Sevens e nos Jogos Olímpicos.

Uma meta sintonizada com a realidade do rugby brasileiro feminino, posto que as Yaras dominam o rugby sul-americano há quase duas décadas, estão entre as 10 potências mundiais que participam do Circuito Mundial de Sevens da World Rugby, disputarão em setembro deste ano a Copa do Mundo na África do Sul e são fortes candidatas à classificação para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Para a CEO da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), Mariana Miné, a participação de mais uma atleta do rugby nacional é motivo de orgulho.

“Todas as entidades do rugby irmanadas para promover esta campanha internacional de incentivo à mulher são um sinal da grandeza deste esporte que valoriza a diversidade e a solidariedade. Ver nossas meninas Yaras revelando suas histórias para o mundo inteiro nos dá mais força para batalhar por mais apoio para o rugby brasileiro. Para seguir com o propósito social da Confederação, formando atletas e cidadãos por meio do esporte da educação”, disse a dirigente.

Enquanto trabalha forte dentro de campo com as Yarinhas, Larissa mantém o foco nos estudos de inglês, com apoio da Cultura Inglesa, parceira da CBRu que cede bolsas integrais para jogadores e jogadoras do Alto Rendimento da Confederação. Ela também sonha fora de campo: um dia cursar Educação Física e se tornar a primeira de sua família a ingressar em uma faculdade.