Tupis se preparam para duelo contra o Chile pelas Eliminatórias da Copa do Mundo

A seleção brasileira masculina de rugby chegou nesta última segunda-feira (05.07) ao Uruguai onde disputa a próxima fase das Eliminatórias à Copa do Mundo de 2023. Os Tupis enfrentam o Chile no próximo domingo (11.07), às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo da ESPN. O triangular também conta com a seleção da casa e somente os dois melhores colocados avançam em busca da vaga.

O grupo que chegou a Montevidéu conta com 30 atletas (veja lista completa abaixo) e chega embalado pela vitória por 29 a 0 sobre o Paraguai na primeira fase da Eliminatória, no último dia 26 de junho, em São José dos Campos (SP).

Os Tupis tiveram uma semana de treinamento no Núcleo de Alto Rendimento (NAR), em São Paulo, e agora completam a preparação na capital uruguaia. O terceira linha André Arruda, o ‘Buda’, comentou o desafio para a sequência da disputa.

“Tivemos uma semana de treinos muito boa e intensa em São Paulo, antes da viagem ao Uruguai. Esse período entre o jogo com Paraguai e a partida contra o Chile permitiu que trabalhássemos em alguns ajustes. Será um jogo bastante físico, em que o scrum fará a diferença. Estamos estudando bastante os adversários e esperamos apresentar um jogo consistente”, destacou Buda.

Sistema de disputa

Os Tupis buscam se classificar pela primeira vez à Copa do Mundo de Rugby, terceiro evento esportivo mais visto no mundo. O sistema de classificação é dividido em três fases. Na primeira, em jogo eliminatório direto realizado no último dia 26 de junho, o Brasil superou o Paraguai por 29 a 0 e se credenciou para seguir na disputa.

A segunda fase será no formato triangular, realizado em Montevidéu (Uruguai). Os Tupis encaram o Chile no dia 11 de julho, e o Uruguai, no dia 25 de julho. As duas melhores equipes do triangular sul-americano avançam para a terceira fase das Eliminatórias. O pior colocado no triangular está eliminado.

Na terceira etapa, as duas melhores equipes do triangular enfrentam as duas melhores equipes da América do Norte. O primeiro jogo é entre o melhor classificado da América do Sul e o melhor da América do Norte. O vencedor deste jogo se classifica diretamente à Copa do Mundo.

O derrotado enfrenta quem ganhar o jogo entre os segundos colocados de cada continente. Quem vencer esse confronto também carimba seu passaporte para a Copa do Mundo. O perdedor ainda tem uma última chance de classificação: disputar uma repescagem mundial em formato quadrangular contra seleções da Europa, Ásia/Oceania e África.

Atletas convocados para o Triangular:
Adrio Luiz de Melo
André Felipe Zanella de Arruda
Arthur Bomfim Bergo
Caique Santiago Silva Segura
Cleber Dias da Silva Junior
Daniel Henri Sancery
Daniel Lima da Silva
Douglas Tiago Rauth
Felipe Gomes Rosa
Felipe Gonçalves Cunha
Felipe Henri Sancery
Gabriel Torres Paganini
Gabriel Zurka Almeida Delgado Quirino
Jacobus Malan De Wet Van Niekerk
Jardel Luís Vettorato
Joshua Brian Reeves
Laurent Johann José Bourda-Couhet
Leonardo de Souza Da Silva
Leonel Moreno
Lorenzo Temer Massari
Lucas Abud de Andrade
Lucas Ferrer Spago
Lucas Rainho Tranquez
Matheus Augusto de Souza Claudio
Matheus Rodrigues da Rocha
Matteo Niccolo Dell’Acqua
Moisés Rodrigues Duque
Robert Aguinaldo Tenório Da Silva Santos
Wilton José Murilo Rebolo
Yan Victor Mota Rosetti

Jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023

Primeira Fase
Brasil 29 x 0 Paraguai – 26.06 – São José dos Campos (SP)
Chile W x O Colômbia – 03.07 – Santiago (Chi)
(Seleção colombiana apresentou casos de covid e a seleção chilena foi declarada vencedora por WxO)

Segunda Fase
Brasil x Chile – 11.07 – Montevidéu (Uruguai)
Chile x Uruguai – 18.07 – Montevidéu (Uruguai)
Brasil x Uruguai – 25.07 – Montevidéu (Uruguai)

Terceira Fase
Jogo 1 – 1º América do Sul x 1º América do Norte – data e local a definir
Jogo 2 – 2º América do Sul x 2° América do Norte – data e local a definir
* Jogo 3 – Perdedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – data e local a definir

* O perdedor do Jogo 3 ainda terá a chance de participar de uma repescagem mundial com mais três seleções de África, Europa e Ásia/Oceania. Mais detalhes ainda serão divulgados pela World Rugby.