Brasil supera Paraguai e avança nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023

Os Tupis brasileiros seguem pelejando pela tão sonhada vaga na Copa do Mundo de 2023 depois de vencer os Yacarés paraguaios por 29 a 0, ontem (26), em noite de lua cheia, no estádio Martins Pereira, na cidade paulista de São José dos Campos, templo do rugby nacional. Agora, o Brasil viaja a Montevidéu para a próxima fase das Eliminatórias em que enfrentará no dia 11 de julho o vencedor do duelo entre Chile e Colômbia, que será conhecido no dia 3 de julho. Em seguida, duelam contra o Uruguai no dia 25 de julho. As duas melhores seleções do triangular avançam para a próxima fase das Eliminatórias.

Transmitido com exclusividade pelos canais ESPN, o jogo teve o placar aberto pelo Brasil por meio de um penal completado logo aos 2 minutos por Moisés Duque, que foi o maior destaque da noite e ainda anotou mais dois penais, dois drop kicks (quando o atleta chuta logo após a bola tocar o chão) e duas conversões.

Até os 30 minutos, os Yacarés colocaram naturalmente pressão no território tupiniquim, ainda mais quando ficaram com um jogador a mais depois que Gabriel Paganini foi advertido com cartão amarelo e ficou cinco minutos fora de campo. O paraguaio Sebastián Urbieta chegou a perder um penal. Porém, os Tupis resistiram sem cometer penais próximos da zona de 22 metros e foram pontuando aos poucos.

No segundo tempo, a imposição física do Brasil e a intensidade da luta pela bola revelaram que o adversário sentiu o cansaço. Os Tupis aproveitaram para controlar o placar com os drop kicks e penais convertidos por Moisés. O fôlego brasileiro aumentou depois que todos os suplentes entraram em campo. Dentre eles, o abertura Lucas Ferrer Spago que assinalou o primeiro try da partida aos 23 minutos. Ante um oponente ainda mais exausto, o capitão Felipe Sancery fechou o placar com mais um try no último instante do jogo, encerrado em seguida pelo árbitro argentino Damian Schneider.

O head coah do Brasl, Fernando Portugal, destaca a importância do resultado em um jogo eliminatório carregado de ansiedade. “No início, não conseguimos colocar em prática nosso plano ofensivo e compensamos com um jogo defensivo bem executado. Na segunda etapa, arrumamos melhor a disposição tática e transformamos a diferença física em ações positivas. O objetivo agora é definir melhor essas ações dentro do que acreditamos que somos capazes de produzir em campo”, avaliou.

Já o forward (jogador das linhas defensivas) Cleber “Gelado” Dias explicou como o time conseguiu controlar o jogo gradualmente para garantir a vitória no segundo tempo. “Tivemos situações desconfortáveis no primeiro tempo, nos colocamos sob pressão por ser um jogo eliminatório diante de um adversário tradicional com jogadores valentes e experientes. Chegamos cerca de seis vezes perto do in goal mas não obtivemos o try. Depois, com nosso desempenho defensivo e nossa imposição física, dominamos a partida no segundo tempo. Para o triangular no Uruguai, precisamos manter mais a posse de bola para produzir melhor nosso jogo ofensivo”, comentou o atleta.

Sequência das Eliminatórias – As duas melhores seleções sul-americanas avançam para a terceira fase. O último colocado no triangular está eliminado. Na terceira etapa, enfrentam as duas melhores equipes da América do Norte. O primeiro jogo é entre o melhor classificado da América do Sul e o melhor da América do Norte. O vencedor deste jogo se classifica diretamente à Copa do Mundo.

O derrotado enfrenta quem ganhar o jogo entre os segundos colocados de cada continente. Quem vencer esse confronto também carimba seu passaporte para a Copa do Mundo. O perdedor ainda tem uma última chance de classificação: disputar uma repescagem mundial em formato quadrangular contra seleções da Europa, Ásia/Oceania e África.

Link com depoimentos dos atletas dos Tupis:

https://we.tl/t-tWSQ5nTMA8