Com emoção do início ao fim, finalistas do Super 16 e novo integrante da elite do rugby brasileiro são definidos

São Paulo, 08 de outubro de 2018 – A tarde deste sábado, 6 de outubro, reservou momentos de muita emoção em meio as decisões espalhadas pelo país. Na semifinal do Super 16, o Farrapos (RS), de Bento Gonçalves, e a Poli (SP), da capital paulista, garantiram vaga na decisão, enquanto o Serra Gaúcha (RS) confirmou presença na elite do rugby brasileiro em 2019.

Na capital paranaense, a Poli surpreendeu o Curitiba (PR) e venceu por 25 a 15, em jogo realizado na Secretaria de Esportes e Turismo de Curitiba. É a primeira vez que a equipe paulistana chega na final da 1ª divisão do campeonato brasileiro de rugby XV masculino.

Já em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, um confronto disputado ponto a ponto, no Estádio da Montanha. O Farrapos fez valer o mando de campo, e venceu o Jacareí (SP), representante do Vale do Paraíba, por 18 a 17. Com o resultado, os gaúchos repetem a vaga na final de 2017 e seguem na busca pelo título inédito.

Pela repescagem da Taça Tupi, valendo uma vaga na elite do rugby brasileiro, outro duelo emocionante. No Estádio Municipal Antônio Barroso Filho, em Caxias do Sul, o Serra Gaúcha (RS) venceu o San Diego (RS), por 31 a 26, em partida decidida apenas na prorrogação, e garantiu uma vaga entre as principais equipes do país na próxima temporada.

Sobre a Brasil Rugby e o rugby
“A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte, conta com o patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais, AccorHotels, Topper, Heineken, Correios, Mercado Livre, CCR, Total, Rumo. Conta ainda com Alupar, Robert Walters e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Gilbert, Travel Ace, Fortify, Bearco, Deloitte, JExperts e Workout.

O rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, com quase 7 milhões de jogadores registrados e presente em mais de 170 países. No Brasil, são mais de 3,2 milhões fãs de acordo com o Ibope Repucom, mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.”

Imagem: Kevin Sganzerla